4 Dicas para fazer seu planejamento financeiro do próximo ano
1. Fique de olho nas pendências
Primeiramente, antes de olhar para o futuro, precisamos analisar os meses que ficaram para traz. Não há nenhum segredo ou fórmula secreta, a verdade é que para qualquer planejamento dar certo, temos que listar tudo aquilo que não conseguimos alcançar, as coisas que estão pela metade e as dívidas.
Depois de listar esses itens pontuais, faça uma lista com todas as contas fixas que você terá nos próximos meses, como aluguel, mercado, saúde, etc. Caso você não tenha valores exatos, use as contas anteriores para ter uma base.
- Contas fixas e um valor aproximado delas;
- Contas pontuais e o valor (dívidas, por exemplo);
- Metas e objetivos, e se possível quanto você precisará para idealizar cada um deles.
2. organize as contas
Uma dica de ouro é que você tenha um caderninho ou bloco para fazer um planejamento eficaz. É bem simples, veja:
- Separe uma folha para cada mês;
- Inclua nas doze folhas o valor da sua renda, suas contas fixas e caso haja, o valor de outras contas ou dívidas em cada respectivo mês;
- Em outra folha, coloque tudo que você deseja comprar ao longo do ano, quais viagens quer fazer, etc.
O simples fato de listar isso em todos os meses fará com que você visualize melhor seu orçamento e possa viver o próximo ano sem se afogar em contas. E lembre-se, é necessário ter um seguro, nunca sabemos quando algo vai quebrar ou teremos uma emergência. Que tal incluir um pequeno fundo para a sua casa nas contas fixas, e assim não ser pego de surpresa?
3. planeje as coisas boas
Calma, o lazer e a diversão também entram aqui, afinal nem só de trabalho e conta vive o ser humano, não é mesmo?
Se você busca atividades de lazer todos os finais de semana, inclua isso como uma conta fixa. Mas se você opta por desfrutar daquelas férias uma vez ao ano, comece já escolhendo a data, o roteiro e quais serão os gastos.
Você pode poupar um pouco a cada mês para não fazer uma dívida enorme ou precisar recorrer ao cartão de crédito. Independente de qual é o tipo de distração que você procura, o importante é conhecer seu dinheiro e sempre cuidar para não dar um passo muito grande e afundar todo o seu planejamento.
E mais, não abra mão do lazer, ele é essencial para o nosso bem-estar!
4. reveja seus hábitos
Agora que você já sabe como fazer um planejamento, reveja o que você costuma consumir, e se são itens realmente necessários. Sabendo o quanto sobra em seu orçamento para compras extras, você conseguirá filtrar e fazer as melhores compras.
E, a dica que não poderia faltar quando falamos de hábitos, é poupar seu dinheiro sempre que possível e investir em outras coisas que te beneficiem no futuro ou te proporcionem uma boa experiência, como viagens, um fundo de seguro, ou outra opções que funcionem a longo prazo.
Manter um planejamento pode parecer uma tarefa desnecessária, mas ela pode deixar o seu ano mais leve e evitar dores de cabeça no futuro. E aí, vamos colocá-lo em prática?
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso Blog: 50maiscs.com.br