O impacto das entregas no last mile na experiência omnichannel
Quantas vezes nos últimos dois anos você ouviu que a forma como as pessoas compram está mudando? Ou que seus requisitos de compra passaram a ser outros?
Por mais aparente que já esteja, nós afirmamos que SIM, o consumidor está mudando, se tornando mais exigente e buscando cada vez mais conforto para comprar, independente do setor. Mas, o que a sua empresa está fazendo para acompanhar essa evolução?
Leia o artigo e descubra como atender essa nova realidade do mercado.
Quem é o novo consumidor?
Provavelmente ele é você, sua família, amigos e outras pessoas que estão ao seu redor. Parece estranho, mas não são novas pessoas, são as mesmas, porém com novas necessidades e objetivos.
O novo consumidor agora busca algo além do produto, talvez um frete mais barato e rápido, um banco que facilite pagamentos e outras operações por Smartphone, um restaurante que atenda sem que ele precise sequer dar um telefonema. Essa realidade não está distante, nós a vivemos. Portanto, o novo consumidor somos nós.
Mas, o que isso tem a ver com omnichannel?
A experiência omnichannel foi criada a partir da detecção do novo consumidor ou consumidor 3.0, o qual busca estar cada vez mais conectado e utilizar disso em seu dia a dia para as mais diversas atividades.
A ascensão do omnichannel e do e-commerce, mostrou que com o uso cada vez maior da tecnologia facilitando o dia a dia, as pessoas passaram a buscar experiências completas, mas simples, isso quando falamos em mercado.
Foi assim que o mercado passou a criar meios de atendimento que pudessem suprir essa necessidade, surgindo a multicanalidade, como o próprio nome indica, vários canais online e offline para atendimento.
Mas apesar de facilmente confundido, o omnichannel é muito mais do que criar canais, é sobre conectar-se com o cliente independente de onde ele esteja comprando – online ou offline – e possibilitar liberdade e versatilidade para que ele possa ser atendido como quiser.
Ou seja, com a experiência omnichannel você pode comprar um produto online e retirar na loja física, ação que parece simples, mas necessita de gestão, tecnologia e alta performance para ser executada, e muitas empresas brasileiras ainda estão começando a se adaptar.
Como o last mile impacta esse novo comportamento?
O last mile por si só possui grande importância na experiência do cliente, para entender melhor clique aqui!
Na experiência omnichannel, o last mile impacta principalmente na redução do tempo de espera por um produto, um dos principais requisitos para a satisfação, e um potente destruidor da reputação de sua empresa.
O novo consumidor quer esperar menos, receber produtos de lojas físicas mesmo tendo comprado online, ter mais facilidade para trocar ou devolver produto. Ou seja, ele quer que qualquer interação com a sua empresa seja simples e preze pelo bem estar dele.
Investir em uma operação logística no last mile garante benefícios importantes para o sucesso, como:
- Fidelização de clientes;
- Vantagem diante do mercado;
- Melhor experiência do cliente;
- Construção de uma imagem positiva para a empresa.
Ainda tem dúvidas sobre a importância de uma boa entrega no last mile?
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