Economia prateada: Uma perspectiva do mercado para os 50+
A economia prateada é a terceira maior atividade econômica do mundo e movimenta US$ 7,1 tri por ano. Ela diz respeito a todas as atividades que englobam economia e pessoas acima de 50 anos, os produtos e serviços que consomem e/ou realizam.
Essa movimentação ocorre porque além do envelhecimento cada vez mais saudável, a população mais velha tem se mantido ativa no mercado. Uma pesquisa realizada pela Hype60+ e pelo Pipe.Social, mostrou que 86% dos brasileiros acima de 55 anos tem renda própria, e 49% deles ainda trabalha — outras fontes de renda são a aposentadoria (39%), os rendimentos de aluguéis (6%), as aplicações financeiras (3%) e os planos de previdência privada (2%).
E apesar da falta de espaço no mercado de trabalho relatada por 24% dos entrevistados antes da pandemia, os 50+ ainda são os principais responsáveis pela renda familiar. Já em 2020, 605 mil foram demitidos após o surgimento e agravamento do Coronavírus, principalmente pela faixa etária, pois constituem o principal grupo de risco.
- Apesar da economia prateada ainda ser pouco conhecida, o SPC Brasil já realizou um raio-x da geração prateada brasileira para ajudar a entender quais as características dessa parcela da população quando o assunto é consumo:
- 52% estão dispostos a pagar mais caro por causa da qualidade do produto/serviço;
- 64% são os únicos responsáveis pela tomada de decisão na hora da compra;
- 48% preferem consumir do que economizar;
- 66% possuem uma vida financeira melhor atualmente;
- 45% têm dificuldade em encontrar produtos específicos.
Como o mercado lida com a economia prateada?
O preconceito etário ainda é uma realidade, mas a tendência é que o perfil do consumidor e das marcas mude com o tempo. Isso porque, como já falamos muito por aqui, a população mais velha está cada vez mais ultrapassando outros grupos etários, consequentemente se tornando os maiores detentores de poder aquisitivo.
Outro ponto é que quanto mais velho, maior a busca por viagens, investimento e principalmente empreendedorismo. Aliás, apesar do jovem empreendedor ter sido o foco por muito tempo, a maior parte das startups tem sido criadas por seniores, ou com foco em atender suas necessidades.
Orlando Vasconcelos
16/04/2022Notável este conteudo. Aos meus 50 anos, a United Airlines me deu.uma chance de trabalho. Foi a época mais produtiva dos meus 30 + anos com a Aviação. Dublei os filmes de treinamento tecnico e um deles foi usado pela Infraero como obrigatório para os operadores sobre Direção Defensiva nos Aeroportos. Existe uma expressão idiomática em Inglês ” to give an arm and a leg” quando se pretende dizer que se daría tudo
na vida afim de se conseguir algo exemplo eu sonho um día em ainda ,voltar a trabalhar.
Keep it Up !!!