3 Dicas para melhorar logística do seu e-commerce para a Black Friday
Como muito têm se falado desde o meio do ano, a pandemia intensificou as compras online, e com a chegada da Black Friday com muitos descontos, a expectativa é que o volume de vendas seja ainda maior. Por isso, é necessário preparar seu e-commerce para a Black Friday, atendendo a todas as demandas e garantindo a satisfação de seus clientes.
Entretanto, as estratégias vão além de definir os produtos que irão a venda, os descontos, o marketing, entre outros. A logística também deve ser uma preocupação e estar dentro de seu planejamento, afinal, além do preço, neste ano, os clientes irão prezar ainda mais pela conveniência e prazo de entrega.
Black Friday pode ser um período lucrativo e que proporcionará mais visibilidade ao seu negócio, por isso é essencial estar preparado. Sendo assim, faça primeiro o básico, como as promoções, divulgação, site para receber o grande número de acessos. E por fim, mas muito importante, defina como será a logística de entrega de seus produtos. Afinal, melhor do que comprar, é receber, não é mesmo?
E se você ainda não está convencido de que essa é uma etapa importante de seu processo, saiba que 41 milhões de brasileiros optam pelas compras online pelo benefício de receber suas compras diretamente na porta de casa. Então pegue papel e caneta e anote as dicas para melhorar as entregas do seu e-commerce na Black Friday.
1 – Priorize todas as regiões
Um erro muito comum quando se fala em entregas é determinar que algumas regiões são mais importantes que outras, dando prioridade na ordem de despacho e consequentemente cumprindo prazos pontualmente em uma região, enquanto outras lidam com longos atrasos, principalmente regiões que concentram menor número de clientes.
Pensando que a Black Friday dará mais visibilidade ao seu negócio, atenda a todos igualmente, garantindo que recebam tudo dentro dos prazos. Assim como, analise seu planejamento para colocar esta dica em prática também no dia a dia.
Afinal, as pessoas estão em regiões distintas, mas com a internet a interação entre Norte e Sul tornou-se muito mais fácil, e os feedbacks negativos sobre sua loja, chegarão a qualquer lugar do Brasil. Atente-se a isso!
2 – Conheça as opções de frete e use isto a seu favor
Conheça as opções de frete disponíveis no mercado, ao invés de ir direto ao convencional. Analise o melhor preço para você e seu cliente, pois o valor do frete maior do que o do produto impulsiona o abandono da compra.
Uma boa opção é analisar as empresas por região, melhorando o atendimento e a presença da sua marca naquele mercado. O importante é pesquisar e escolher o ideal para você.
Além disso, ao ter um frete acessível você pode comunicar aos seus clientes e futuros clientes, tornando esse um atrativo para o seu e-commerce, principalmente durante a Black Friday. Aí vai outra dica além da logística, invista em um bom marketing, unir todas as suas estratégias garantirá muito sucesso.
3- Frete também inclui devolução
Se você nunca ouviu falar sobre Logística Reversa, esta é a hora!
Além de investir em um bom frete, é preciso cuidar de todo o processo de troca e devolução, que impactam muito a experiência e fidelização do cliente. Ou seja, todo o atendimento em seu e-commerce conta, independente se o produto já foi pago e entregue, o atendimento deve manter os padrões de eficiência para garantir a fidelização.
Portanto, seu e-commerce mesmo com a alta demanda da Black Friday, deve estar preparado para atender todas as solicitações de troca e recolhimento de mercado. E mais, todas as dicas citadas acima, se aplicam também a este processo de logística reversa. O consumidor busca sempre pelo mais conveniente, faça com que seu negócio garanta isso a ele.
Para ter sucesso na Black Friday seu e-commerce precisa de uma estratégia que una todas as nossas dicas ao restante do seu planejamento. Prepare-se e faça boas vendas!
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