Last mile: O segredo para alcançar a satisfação de seus clientes
O termo last mile – do inglês última milha– designa o processo logístico final, em que a mercadoria adquirida em uma loja virtual é entregue ao cliente final, seja ele B2B ou B2C.
Do momento da compra até a entrega, é criada uma expectativa no cliente e é a qualidade do produto somado a entrega que serão os responsáveis por garantir a satisfação.
Logo, é através desta última etapa do processo que podemos avaliar a experiência do usuário. Sendo assim, a boa qualidade do produto é indispensável, mas entregas atrasadas ou mal sucedidas podem marcar a sua empresa.
Como otimizar o last mile?
Como dito anteriormente, o last mile é a etapa em que sua empresa terá contato direto com os clientes, e poderá garantir além da satisfação, a fidelização.
Mas para isso, seu processo de entregas precisa ser diferente e de alta performance. Afinal, se destacar sempre será o objetivo de qualquer negócio, independente de qual seja a área.
E, para otimizar o last mile existem alguns requisitos importantíssimos. Veja-os:
Invista em tecnologia
A tecnologia passou a ser nossa aliada em quase 100% das coisas que fazemos em nosso dia a dia. Pensando que ela está presente em todo o processo de compras online, no momento da entrega não poderá ser diferente.
Portanto, esqueça a ideia de carregar um bloco de papel e caneta. Acredite, as pessoas buscam cada vez mais empresas tecnológicas.
Elas querem agilidade, processos rápidos e seguros, querem ter a certeza de que investiram seu dinheiro em empresas que darão um bom retorno.
Preze pela transparência
De mãos dadas com a tecnologia, a transparência facilita o controle da empresa sobre o status das entregas e o acompanhamento de informações, como a localização em tempo real, visibilidade de toda a rota, identificação do responsável pela entrega e do destinatário.
Da mesma forma que é essencial que o cliente também possa acompanhar esses detalhes, visto que ele carrega a ansiedade de receber o seu produto, a transparência contribui com a sua satisfação de poder acompanhar e saber quando irá receber.
É um fato que ninguém mais gosta de lidar com coisas às cegas, as pessoas querem informações concretas e que sejam cumpridas, como dia e horário de entrega.
Seja personalizável
Quando falamos de personalização, também entramos no mérito da comunicação entre quem irá entregar e quem irá receber.
Afinal, é através dela que poderão ser evitados os contratempos durante as entregas, como a ausência de pessoas para receber a encomenda.
Logo, para que a etapa de last mile tenha uma boa performance, é essencial a possibilidade de comunicação. Isso também proporciona ao cliente a sensação de que ele é a peça principal de toda essa operação, e o foco é a melhor forma de atendê-lo.
E para isso, é importante ter a possibilidade de personalização, ou seja, entender qual a disponibilidade do destinatário, o melhor horário e dia para entrega, e também como as observações que precisarão ser feitas.
Como podemos ver, para otimizar o last mile de modo a garantir a satisfação de seus clientes, é essencial tornar o processo tecnológico, que trará também inúmeros benefícios para a empresa, assim como a redução de custos.
E se você ainda não nos conhece, somos a 50Mais, uma startup focada em micrologística e especializada na última milha. Com objetivo de levar a encomenda diretamente ao cliente final com qualidade e alta performance, proporcionadas por nossa tecnologia.
E mais, os responsáveis pelas entregas são nossos Couriers Sêniors. Aposentados com mais de 50 anos que usam de sua experiência para garantir qualidade na entrega e satisfação.